top of page
  • escolamontessoriana

A festa de aniversário segundo o Método Montessori



Comemorar o aniversário é celebrar a vida. É um momento que deve ser tratado de maneira muito especial. As crianças adoram ouvir histórias e a festa de aniversário ajuda o aniversariante a relembrar a própria jornada, compartilhar suas memórias com os amigos e ainda se sentir querido e amado. A festa de aniversário no método Montessori fortalece a autoestima, a união com os colegas e ensina a valorizar os pequenos momentos da vida.


Mas você sabe como se comemora o aniversário de acordo com o método Montessori?


Entre os inúmeros ensinamentos e informações educacionais super valiosos que Maria Montessori deixou, a festa de aniversário da criançada vai muito além da tradição de festejar apagando velinhas e dando presentes. Para a Montessori, é fundamental que cada criança celebre sua história de vida.


Por esta razão, ela concebeu um rito muito bonito e sugestivo.


Materiais necessários:


  • Cartolinas (podem ser coloridas, para escrever os meses do ano).

  • velas (de acordo com a quantidade de anos celebrados).

  • globo terrestre (pode ser de qualquer tipo).

  • fotos e objetos especiais da criança.


aniversario montessori
Fonte da imagem: Criando com apego

Como realizar?


Acontece assim: No meio da sala, coloca-se um círculo dividido em doze marcadores que representam os meses do ano. No centro do círculo, há um sol representado por uma vela. No marcador correspondente ao mês de aniversario da criança, há um pequeno mapa mundi e a quantidade de velas que representam a quantidade de vida do aniversariante.

Todos os convidados ficam sentados ao redor do círculo. Quando tudo estiver pronto, o festejado acende a vela do sol (que simboliza o momento em que ele veio à luz) e pega o mapa mundi (que simboliza a terra girando ao redor do sol) e a partir do seu mês de aniversario, a criança caminha com o mapa mundi e o faz girar até completar uma volta para cada ano da sua vida. A cada giro (ano de vida), a criança fala sobre os eventos e memórias e conta assim um pouco de sua história. Ela pode usar fotos que representem os momentos mais marcantes de cada ano de sua vida.

Os eventos mais importantes de sua vida podem ser representados, por exemplo, pela primeira vez que a criança caminhou, o primeiro dia no jardim de infância, o nascimento de um irmãozinho, uma viagem especial e assim por diante. A cada volta completa, acende-se uma vela colocada ao lado do marcador do mês do seu aniversário (simbolizando cada ano de sua vida).


festa de aniversário método montessori
Fonte da imagem: Greenme

Este é um rito de celebração que envolve ativamente a criança, além disso é trabalhado o conceito de tempo e ensina dar valor às coisas belas e importantes da vida e tudo isso em uma atmosfera de compartilhamento com outros.


É uma experiência única que faz a criança perceber como é especial toda a sua trajetória de vida. A criança pode ter contato com suas emoções, perceber o que é a passagem do tempo e realmente entender que valorizar a vida é a mais importante forma de celebração do aniversário.

1.497 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page