top of page
  • Foto do escritorEscola Montessoriana

A construção do educador Montessori


O processo de aprendizagem tradicional tem como principal meio de ensino as aulas expositivas em que a função do professor é passar conhecimento aos alunos. No método Montessori, o professor deixa seu protagonismo para dar espaço à criança e faz da observação o seu principal meio de trabalho.

Um educador deve conhecer-se pra conhecer a criança


O educador montessori possui a mesma formação em Pedagogia que o professor do ensino tradicional, entretanto o que vai diferenciá-lo é a formação de uma visão treinada para enxergar além dos aspectos teóricos de sala de aula. O educador montessoriano, a partir de cursos de treinamento e aperfeiçoamento no método, irá transformar-se aos poucos e visualizar a educação sob um olhar holístico e global. As áreas básicas montessori são oferecidas em cursos realizados por instituições credenciadas pela OMB (Organização Montessori do Brasil) e na Montessoriana Escola Infantil, uma vez ao mês são realizados encontros para aprimoramento de observações colhidas ao longo do mês.

O professor antes de tudo deve ser ele mesmo um investigador e deve estar sempre em processo de formação. Além disso, sua curiosidade é crucial para que estimule a curiosidade das crianças. A partir da construção de si mesmo, o educador montessoriano entende que educar não se trata da correção de erros e, assim, torna-se um guia da trajetória da criança. É a criança a principal protagonista e cabe ao educador atuar de forma a ajudá-la a encontrar equilíbrio e paz durante um processo de aprendizagem que é dela.


"O maior sinal de sucesso para um professor é poder dizer: as crianças estão trabalhando como se eu não existisse"
Maria Montessori

Cada criança é única

O educador Montessoriano deve considerar a singularidade de cada criança. De nada adianta treinar meios educativos generalizados, se no momento de educar, a busca da evolução não for personalizada. É necessário ver em cada criança um ser único e singular, que deverá alcançar o maior desenvolvimento possível de suas capacidades e aptidões.

Dessa forma, a Montessoriana Escola Infantil, a partir de seus educadores, tem como missão levar a criança a assumir seu papel na sociedade, descobrindo o valor de suas próprias realizações, tornando-se mais confiante e livre para a descoberta de novas experiências.

Dicas para a uma boa atuação da professora montessoriana


  1. Receba as criança sentada, com serenidade e um sorriso contagiante

  2. Convide a criança para trabalhar, dirigindo-se a ela individualmente, conversando baixo e permitindo que a criança expresse o seu desejo.

  3. Ajude a criança somente se necessário e com o consentimento dela.

  4. Nunca toque a criança, a menos que seja convidado por ela de alguma maneira

  5. Nunca fale mal da criança em sua presença ou ausência.

  6. Observe, observe, observe, este é o seu papel principal.

  7. Movimente-se pouco na sala.

  8. Sempre explique para a criança qual será a próxima atividade.

  9. Mantenha o domínio, o tom de voz, a tranquilidade em qualquer atividade que propuser à criança.

  10. Respeite o tempo e a escolha da criança.

  11. Eduque a criança para o bem.

  12. Deixe a criança movimentar-se e compartilhar suas conquistas com os colegas.

  13. Lembre-se, uma sala normalizada não é uma sala muda,engessada, triste e sem movimentação.


“A preparação que nosso método exige do educador é o autoexame, a renúncia à tirania. Deve expelir do coração a ira e o orgulho, deve saber humilhar-se e revestir-se de caridade”
Maria Montessori
1.964 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page