top of page
  • Foto do escritorEscola Montessoriana

5 vezes que o ensino da cultura enriqueceu a nossa sala de aula.



Uma das principais bases montessorianas é ensinar a leitura de mundo. Isso significa ir muito além dos ensinamentos tradicionais da linguagem, da matemática, entre outros. É sobre adicionar cultura às atividades das crianças para que elas desenvolvam sensibilidade e ainda tenham a oportunidade de conhecer grandes artistas da nossa sociedade. Afinal, inspirar-se também faz parte do aprendizado.


Para desenvolver essa percepção, a Montessoriana Escola Infantil oferece à criança um acervo riquíssimo de conteúdo em sala de aula, sempre de forma leve e criativa para que ela se interesse naturalmente.


O ensinamento da cultura sempre está presente na nossa escola. Mas para exemplificar, apresentamos 5 momentos em que as crianças viveram essas atividades:


1 - O projeto de releitura de grandes obras de arte.


⠀Aqui, a criança reproduz a obra de um artista. Nessa experiência, a criança desenvolve a percepção, a imaginação, a concentração e amplia o acervo cultural. Ao se expressar artisticamente, ela também aprende a entender melhor seus sentimentos e ainda valoriza grandes obras da nossa e de outras culturas.


(crianças fazendo releitura dos quadros de Frida e Van Gogh)




2 - As crianças transformando os objetos da escola com a arte.


A aula de artes garante aos pequenos a oportunidade de desenvolverem habilidades e expressarem emoções e sentimentos. E para que as crianças sintam que a escola é parte de cada uma delas, elas têm a oportunidade de transformar objetos da escola. Acreditamos que essa prática ajuda a refletir na criança a sua forma de sentir e descobrir o mundo, por isso, valorizamos e fazemos questão de estimular esses momentos.


(crianças pintando livremente uma mesa da escola)



3 - Contação de história autoral


Nessa experiência, sentamos no jardim e deixamos a imaginação fluir com a contação de história de um livro de autoria da nossa professora de Literatura. Assim, as crianças podem expressar suas emoções e dividir opiniões com os colegas.


(rodinha de contação de histórias)



4- Releitura de obras literárias.


Funciona assim: oferecemos várias possibilidades literárias para a criança e ela escolhe o livro que mais lhe chamar a atenção. A partir daí, a criatividade é livre! Ela pode fazer sua releitura de várias formas: com quebra-cabeças, desenhos, produções artísticas e muito mais.🎨⠀







5 - Dramatizações


Nossas crianças adoram as dramatizações e, além de muito divertidas, a criança desenvolve aspectos motores, a socialização e a capacidade de transmitir e receber os sentimentos dos colegas. Assista esse momento especial:





Mais do que fazer parte de nosso cotidiano, a cultura está presente em todas as fases de nossa vida. E ela dá à criança a habilidade de converter suas emoções em criações e aprender a viver seus sentimentos de forma saudável. Tudo isso contribui também para o desenvolvimento do pensamento abstrato e de uma percepção de mundo muito mais apurada.


➡️ Gostou? Qual dessas atividades mais te emocionou? Comente e participe! _________________________________________________ Nossa Escola está aberta para receber novos alunos e esperando você, com muito carinho, para vir nos conhecer! Matrículas Abertas 2º/2021


42 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page