• Escola Montessoriana

5 motivos que mostram que a arte é essencial para a educação Montessoriana


Maria Montessori sempre considerou o desenho livre como um dos movimentos mais espontâneos das crianças. A liberdade de criar possibilita que o senso artístico surja de dentro para fora, a fim de evitar que se estabeleçam regras do que seja a arte. Dessa forma, a criança pode desenvolver a apreciação artística por meio da própria identificação com a arte.


A medida que a criança começa a perceber as notas musicais, as formas geométricas e as cores, ela pode iniciar o treino dos sentidos para expressa-se por meio da arte. A mente da criança se desenvolve do concreto ao abstrato. Assim, a criança primeiro conhece o mundo pelos sentidos, a partir das mãos e dos movimentos e, posteriormente, ela passa a conseguir interpretar esse mundo a sua própria maneira.


Assim, o desenvolvimento artístico é essencial para o desenvolvimento geral da criança e geram benefícios enormes. Seguem alguns deles:



1. A externalização das emoções


A partir da arte, a criança treina a habilidade de expressar suas emoções e pensamentos. Reproduzir sentimentos e entendê-los pode ser muito difícil para o adulto que não desenvolve a capacidade de expressar-se e a arte possibilita essa conexão. Assim, a criança percebe que pode transformar suas ideias em criações e compreender melhor seus sentimentos por meio da arte.

2. A arte ajuda a desenvolver o conceito de de diversidade


A arte também é capaz de trabalhar a empatia das crianças com aquilo que é diferente dela. Toda criança tem sua própria maneira de se expressar, por conta disso, mesmo que duas crianças desenhem uma casa, o resultado sempre será diferente um do outro. Isso possibilita entender que o mundo pode ser visto de maneiras diversas e que não há um jeito certo ou errado, mas sim diferentes versões. A partir disso, a criança compreende que existe um outro diferente dela que merece respeito. A criança aprende o conceito de diversidade por meio da arte.


3. Música também é arte


A música é uma forma de arte completamente acessível e que possibilita o contato artístico desde bebê. A música desenvolve as habilidades cognitivas das crianças, por meio do ritmo. A música como arte leva a criança a se conectar com o próprio potencial e a desenvolver uma boa autopercepção. Assim, é importante que a música faça parte do cotidiano dos pequenos, por exemplo, para marcar o tempo de banho ou para dormir.




4. A arte desenvolve a criatividade

Expressar-se artisticamente incentiva e potencializa a criatividade. O potencial criativo é maior na infância, por isso, é o momento ideal de sensibilizar a criança a criar a sua própria maneira. É importante evitar críticas e comparações entre os trabalhos criativos. A criança precisa sentir liberdade e segurança para criar.


5. A arte desenvolve o lado social

Por fim, vale a pena mencionar que a arte na infância colabora para o desenvolvimento da sociabilidade. Na sala de aula Montessori, as crianças realizam as atividades de forma coletiva. A partir da sensação de liberdade que a arte traz, as crianças compartilham seus desenhos com os colegas, admiram os resultados e entendem as variadas maneiras que existem de pintar, desenhar e de exercer suas habilidades artísticas.



A arte eleva o espírito e desenvolver a capacidade artística transforma crianças em adultos mais criativos, capazes de lidar com os próprios sentimentos e de apreciar o mundo com olhos mais sensíveis.

5 visualizações
Nossa Localização:
Endereço:

SHC EQS 116/316 Bloco “C” 70.386-400 – Brasília – DF

Telefones:

(61) 3345-0445  / 3245-4443

Segunda à sexta - 8:00 - 18:00

© 2020 by Escola Montessoriana |  Terms of Use  |   Privacy Policy