top of page
  • Foto do escritorEscola Montessoriana

5 livros indicados para crianças a partir dos 6 anos.






Maria Montessori sempre parte da observação das necessidades da criança. Assim, ela observou que na primeira infância, a criança conquista a independência, aprimora seus movimentos e cria autonomia no ambiente. Já a partir dos 6 anos, as necessidades e conquistas mudam e passam do mundo físico para o mundo abstrato.


Nessa idade, começa o que ela chamou de "Segundo plano do desenvolvimento do indivíduo" em que a criança aprende a planejar, pesquisar, perguntar e principalmente a imaginar.


Assim, os livros que são recursos muito valiosos em todas as fases de desenvolvimento, nesta fase especificamente, se tornam ainda mais potentes para a elaboração mental da criança.


E a criança precisa de histórias!


Agora que a criança já tem uma boa ideia do mundo real, ela pode aprender muito com a imaginação. Inclusive, é o momento em que ela passa a separar imaginação da realidade. Por isso, aqui vão 5 livros para ajudar seu filho ou filha nesse processo de desenvolvimento.



É um livro lindíssimo para ensinar sobre valores e sobre como é crescer.


Sinopse: Conta a história que todos os dias um menino vai até uma árvore para se pendurar em seus galhos, comer suas maçãs e descansar sob sua sombra. O menino ama a árvore e ela, feliz, o ama também. Porém, à medida que o tempo passa, o garoto cresce e começa a desejar mais do que a simples companhia de sua amiga para brincar e repousar.


Clique aqui para saber mais sobre o livro.





2 - O Menino que Aprendeu a Ver de Ruth Rocha


Um livro maravilhoso para quando a criança está sendo alfabetizada.


Sinopse:

Esta é a história do menino João, que queria ler as placas das ruas, do ônibus e foi aprendendo as coisas do mundo. Um livro que insere a criança no universo das letras e ainda traz a sensibilidade para entender o processo de alfabetização dela.




Clique aqui para saber mais sobre o livro.





⠀3 - Emocionário - Diga o que você sente de Cristina Núñez Pereira e Rafael R. Valcárcel


Esse livro ajuda a criança a aprender a reconhecer suas emoções e expressá-las de maneira saudável.


Sinopse:

Como descrever o AMOR?

O que você sente quando está com MEDO?

De onde vem a ALEGRIA?

Por que sentimos INVEJA?

Emocionário é um dicionário de emoções representadas por ilustrações inspiradoras e explicadas de forma simples e delicada.


Clique aqui para saber mais sobre o livro.




⠀4 - O Livro da Paz de Todd Parr


Esse livro ajuda a criança a entender sobre harmonia e convivência social, aprendizados importantes nessa fase do desenvolvimento


Sinopse:


A criança irá descobrir que a paz vai muito além de evitar a guerra, que a verdadeira paz está nas pequenas coisas: no auxílio ao próximo, na divisão da comida, na manutenção das ruas limpas ou, simplesmente, em tirar uma soneca!


Clique aqui para saber mais sobre o livro.




5 - Ler é uma gostosura de Todd Parr


Do mesmo autor do livro anterior, esse livro estimula a leitura e age como um reforço na alfabetização da criança.


Sinopse:


Ler não é importante apenas para “viajar” com a imaginação, mas para quase tudo na vida. É preciso saber ler para aprender a cozinhar, para entender as placas na rua, para conhecer novas culturas e muito mais. Com humor e simplicidade, o autor incentiva a leitura e mostra a importância da alfabetização.


Clique aqui para saber mais sobre o livro.



Conhece algum desses livros? Me conta nos comentários qual o seu preferido.
5.529 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page