• Escola Montessoriana

Quarentena: Método Montessori e educação à distância



Desde que a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou pandemia por Coronavírus, as escolas suspenderam as aulas. Dessa forma, cientes das recomendações de prevenção do Covid-19, a Montessoriana Escola Infantil também está com as aulas suspensas e seguindo todas as diretrizes.

Por conta disso e para estimular que o método Montessori continue sendo vivenciado, a escola está realizando encontros remotos com atividades para todas as turmas.

O planejamento dessas atividades são enviadas previamente por e-mail para os pais. Assim, os professores combinam os materiais necessários que irão utilizar durante as atividades.


O intuito principal é que as crianças possam continuar interagindo com os colegas e os professores.

É importante lembrar que esses encontros não são considerados aulas dadas. Os encontros remotos não fazem partes do ano letivo formal.

Mas o Método Montessori pode ser adaptado para o ensino a distância?

O processo de aprendizagem do método Montessori é voltado para a prática. Assim, todo ambiente pode fazer parte do estudo da criança. A principal ideia é que o ambiente seja preparado para a criança de forma que seja uma adaptação do mundo adulto. Assim, desde cedo, elas aprendem a lidar com as diversas situações do cotidiano e desenvolve o senso de responsabilidade.


O método montessori pode ser muito bem adaptado para o ensino a distância desde que seja uma adaptação do ensino presencial. Dessa forma, o ensino à distância deve continuar incentivando o aluno a ser autodidata, provocando a curiosidade e possibilitando um aprendizado, em que o aluno evolui conforme o seu ritmo.



Mensagem da equipe



A equipe da Montessoriana Escola Infantil respondeu as principais questões sobre os encontros remotos.

Por que não consideramos esses encontros como aulas on-line?


Na idade dos nossos alunos, fica muito abstrato trabalhar com conteúdos programáticos à distância, principalmente em se tratando do método Montessori. Isso não quer dizer que não haja aprendizado nesses momentos. São muitos os aspectos que envolvem o processo ensino/aprendizagem. A leitura e a escrita são consequências desses conhecimentos de mundo, o que chamamos de Educação Cósmica.

Trabalhar a coordenação motora fina, as percepções sensoriais, o controle muscular, a autonomia, a independência e deixar a criança livre para observações que as ajudem a entender o seu mundo são tão importantes quanto a leitura e a escrita. Ousaríamos dizer que até mais, pois esses aspectos alicerçam a alfabetização.


Qual é o nosso entendimento e a nossa linha de trabalho?


Oferecer estas atividades para que no nosso retorno essas habilidades já estejam interiorizadas pelas crianças e possamos oferecer atividades específicas na conquista da leitura e da escrita.

Esses dois aspectos quando trabalhado no ambiente escolar são assimilados com naturalidade, porque a criança encontra o ambiente preparado.

Estando alicerçadas no trabalho realizado nas turmas anteriores, as crianças continuarão exercendo o aprendizado com segurança e vivenciando o método.

13 visualizações
Nossa Localização:
Endereço:

SHC EQS 116/316 Bloco “C” 70.386-400 – Brasília – DF

Telefones:

(61) 3345-0445  / 3245-4443

Segunda à sexta - 8:00 - 18:00

© 2020 by Escola Montessoriana |  Terms of Use  |   Privacy Policy