Você já ouviu falar em "PSICOMOTRICIDADE"? Ela é essencial na educação infantil e, aqui, na Montessoriana Escola Infantil utilizamos muito em nossas aulas.
A psicomotricidade é basicamente a comunicação pelo movimento. Como ciência, ela estuda os movimentos humanos e, como abordagem pedagógica, os profissionais da educação realizam atividades e interações que misturam habilidades motoras, emocionais e intelectuais das crianças. É por meio da psicomotricidade que a criança pode desenvolver a percepção de si mesma. Ela observa atentamente como seu corpo se movimenta e como ele se relaciona com os ambientes, com as pessoas e com os objetos. Portanto, é uma forma dela perceber-se por inteira.
Quer saber como a psicomotricidade é trabalhada na Montessoriana Escola Infantil? Continue lendo para ficar apaixonado!
A psicomotricidade na água
Aqui, esse processo acontece de variadas formas, dentro e fora de sala de aula e com interações com colegas e professores. Trabalhamos a psicomotricidade no solo e na água, fazendo exercícios de expansão dos movimentos e atividades recreativas na piscina. Atenção: não é aula de natação! Mas, sim, brincadeiras que desenvolvem a relação da criança com o espaço e, no caso da piscina, com a água. Algumas atividades também ajudam a trabalhar a sobrevivência na piscina. Veja como é divertido e educativo:
Essas atividades são oferecidas uma vez por semana. Usamos tapetes flutuantes, espaguetes, uma base para diminuir a profundidade da piscina, bolas, boias decorativas, regadores, bichinhos infláveis, é sempre com um fundo musical!
Em um determinado momento, convidamos os pais para as atividades recreativas na piscina com os filhos. E, claro, é sempre um sucesso!
As atividades são para crianças de qualquer idade, por isso, para a segurança de todos, elas só podem participar se estiverem usando boias de braço.
Veja um vídeo para entender melhor como funciona:
Psicomotricidade no solo
No solo, as crianças, aqui, desenvolvem a noção de espaço dançando, repetindo os movimentos da professora, interagindo com os colegas ou com objetos em volta.
Muitos pais acreditam que pular, correr podem ser atividades perigosas para a criança. Mas são exercícios que estimulam os movimentos das crianças, por isso mesmo, elas sentem a necessidade e a vontade de realizá-los em determinada época da infância.
Tudo isso ajuda a criança a ter um bom desenvolvimento cognitivo, motor, emocional e aprender a diferenciar as dimensões e os lados direito e esquerdo.
Por isso, aqui, nossas atividades e exercícios podem incluir objetos como no vídeo abaixo ou a repetição de movimentos. A ideia é que o movimento sempre se comunique com aqueles que estão à sua volta de forma consciente. É a partir dessa tomada de consciência do tato, do corpo, do espaço que a criança aprende a se respeitar o espaço do outro.
Veja como acontece:
Maravilhoso, né?
Gostou? Clique no pequeno coração abaixo para curtir e apoiar o nosso texto. 💗
Yorumlar