A criança traz em si todo o segredo da natureza humana e, sob esse ponto de vista, a figura da criança pode ser a professora que tem muito a ensinar aos adultos que não tiveram sua infância completamente respeitada ou suas potencialidades desenvolvidas. Nesse sentido, a criança, transforma-se em professora.
A infância obedece a natureza das coisas e não existe alguém mais respeitoso à origem e aos instintos naturais do que a criança, porque ela se encontra muito mais próxima ao seus sentimentos e vontades naturais do que aos aprendizados dogmáticos que uma experiência de vida longa pode trazer.
A energia desconhecida que pode auxiliar a humanidade é a que reside na criança.
Maria Montessori
Precisamos ouvir às crianças
Ainda que o homem tenha evoluído em tantas áreas de vida, quando se trata do campo psíquico, o homem ainda pouco se conhece. E a melhora desse conhecimento acontece com o aperfeiçoamento da educação, cuja única base é a normalização da criança.
A normalização se refere ao termo “criança normalizada” e significa permitir o equilíbrio natural da criança. É dar à criança condições de movimentar-se com liberdade de escolha, diante das suas necessidades, o que dispensa interferências desnecessárias do adulto. A normalização respeita as naturais necessidades de movimento, de linguagem, de independência, de amor, de segurança, de disciplina e de ordem da criança.
O aprendizado dos homens
A partir da normalização, o adulto é capaz de respeitar a criança e aprender com ela. Aprender que tudo aquilo que eles tomam possam, ainda que sejam coisas boas, se feitas de maneira errada, não produzirão benefícios.
Os homens buscam obter autoridade e força e transformam tudo o que é bom em aflições do mundo, porque não se aprendeu a normalizar a natureza de si mesmo.
A normalização do homem, hoje, é considerar a criança professora e ter o respeito a ela como o destino de vida futura. Quem deseja conseguir benefícios reais para o mundo deve, portanto, apoiar-se na criança. Assim, poderá salvá-la, ao mesmo tempo que conhece o segredo da vida.
Comments