• Escola Montessoriana

Método Montessori: A criança-professora



A criança traz em si todo o segredo da natureza humana e, sob esse ponto de vista, a figura da criança pode ser a professora que tem muito a ensinar aos adultos que não tiveram sua infância completamente respeitada ou suas potencialidades desenvolvidas. Nesse sentido, a criança, transforma-se em professora.


A infância obedece a natureza das coisas e não existe alguém mais respeitoso à origem e aos instintos naturais do que a criança, porque ela se encontra muito mais próxima ao seus sentimentos e vontades naturais do que aos aprendizados dogmáticos que uma experiência de vida longa pode trazer.



A energia desconhecida que pode auxiliar a humanidade é a que reside na criança.
Maria Montessori


Precisamos ouvir às crianças


Ainda que o homem tenha evoluído em tantas áreas de vida, quando se trata do campo psíquico, o homem ainda pouco se conhece. E a melhora desse conhecimento acontece com o aperfeiçoamento da educação, cuja única base é a normalização da criança.


A normalização se refere ao termo “criança normalizada e significa permitir o equilíbrio natural da criança. É dar à criança condições de movimentar-se com liberdade de escolha, diante das suas necessidades, o que dispensa interferências desnecessárias do adulto. A normalização respeita as naturais necessidades de movimento, de linguagem, de independência, de amor, de segurança, de disciplina e de ordem da criança.


O aprendizado dos homens


A partir da normalização, o adulto é capaz de respeitar a criança e aprender com ela. Aprender que tudo aquilo que eles tomam possam, ainda que sejam coisas boas, se feitas de maneira errada, não produzirão benefícios.

Os homens buscam obter autoridade e força e transformam tudo o que é bom em aflições do mundo, porque não se aprendeu a normalizar a natureza de si mesmo.


A normalização do homem, hoje, é considerar a criança professora e ter o respeito a ela como o destino de vida futura. Quem deseja conseguir benefícios reais para o mundo deve, portanto, apoiar-se na criança. Assim, poderá salvá-la, ao mesmo tempo que conhece o segredo da vida.



4 visualizações
Nossa Localização:
Endereço:

SHC EQS 116/316 Bloco “C” 70.386-400 – Brasília – DF

Telefones:

(61) 3345-0445  / 3245-4443

Segunda à sexta - 8:00 - 18:00

© 2020 by Escola Montessoriana |  Terms of Use  |   Privacy Policy