• Escola Montessoriana

Existe mesmo decoração Montessoriana?



Na internet, não falta conteúdo sobre como fazer uma decoração montessoriana, principalmente quando se trata do quarto da criança, existem vários modelos prontos para os pais copiarem. Mas, será mesmo que é possível ter um quarto ou uma casa montessoriana baseadas apenas na boa decoração?


Sabemos que o método vai muito além da forma que os objetos são dispostos e, quando boa parte das pessoas acabam focando apenas na decoração, isso limita completamente as bases dos ensinamentos e até mesmo atrapalha as práticas montessorianas.


Assim, o ideal é que não se fale em decoração montessoriana, mas, sim, em ambiente preparado.


O que é o Ambiente Preparado?


O ambiente preparado é uma forma de pensar a arquitetura dos espaços, levando em consideração principalmente as bases do método, como a liberdade e a autonomia por toda a casa. É essencial que o adulto que deseja aplicar o método montessori no ambiente pense no desenvolvimento infantil e não na estética dos objetos.


O ambiente preparado para a criança só funciona se fizer parte de um todo em que a criança e o adulto se misturam.

Isso significa dizer que o método acredita que a criança deve participar de todos os espaços da casa e isso é aplicar a teoria. Não adianta montar um quarto com objetos ditos montessorianos, se a criança não se sentir parte das atividades e dinâmicas da casa e das preparações dos outros cômodos.




A casa do adulto deve ser também a casa da criança.



Um quarto montessoriano, uma cozinha montessoriana e, enfim, uma casa montessoriana é aquela em que a criança pode se movimentar, correr, acessar o que deseja. É onde ela sente o espaço como pertencente a ela, para que ela se torne mais independente do adulto.


É importante que os pais não foquem seus esforços na decoração e na estética dos objetos. Em geral, isso contribui para que esses espaços se tornem ilhas dentro de casa, espaços fechados em que a criança só se sente livre ali.


Portanto, caso você deseje pensar a decoração, é importante levar em conta a teoria também, lembrando que tudo é muito maior do que qualquer cômodo montessori decorado. Tome sempre cuidado com as informações na internet que se referem à teoria montessoriana, mas que não parte de fontes adequadas sobre o método.


E, por fim, ser montessori, de verdade, é preferir pensar no ambiente preparado e na melhor forma de desenvolver as habilidades da criança, permitindo que ela circule feliz dentro de casa e participe das atividades com muita autonomia e vontade.


➡️ E você? Já preparou a sua casa para deixar o seu filha ou filha se sentir parte dela?

Responda nos comentários.


_________________________________________________


Nossa Escola está aberta para receber novos alunos e esperando você, com muito carinho, para vir nos conhecer!


Matrículas Abertas 2021

30 visualizações0 comentário