Segundo Maria Montessori, a escrita é a expressão do pensamento e a leitura é uma habilidade para interpretar os pensamentos dos outros. Além disso, a escrita alfabética é como fazer um sinal corresponder a um som. O progresso do desenvolvimento da escrita alfabética acontece no encontro entre essas duas linguagens (a escrita e a leitura) que se desenvolvem quase que paralelamente.
No início da aprendizagem de ler e escrever, a mente e a mão têm participações iguais. A mão pode dar o impulso ao que mente deseja comunicar. Durante o aprendizado dessas duas habilidades, as crianças ficam animadas e eufóricas querendo entender o mais rápido possível. Assim, é necessário disciplinar as mãozinhas e acalmar corações.
Aprender a ler e escrever
A habilidade de escrever começa no rabisco. Já a partir dos 3 anos, as crianças passam a ter os primeiros contatos com algumas letras, depois aprendem a repetir os sons, para assim associar os dois.
O uso das letras de lixa ajudam as crianças a tentarem desenhar o som, entenderem qual a forma que possuem. Assim, elas aprendem pelo som, pela fala e pelo toque. As crianças conseguem entender as palavras e seus códigos antes mesmo de desenvolver a habilidade de segurar o lápis.
O processo consiste em juntar uma letra aprendida de cada vez, até formar palavras completas.
Uma coisa de cada vez
Na abordagem Montessori, considera-se que é melhor aprender uma coisa de cada vez. Assim, primeiro a criança aprende os sons e depois qual o nome da letra.
Posteriormente ao aprendizado dos sons, as crianças começa a aprender o movimento da pinça. O movimento de pinça é baseado no aprendizado gradual. A ideia é que aconteça uma evolução até que ocorra a escrita espontânea.
O movimento da pinça é aquela posição dos dedos em que o polegar e o indicador se juntam para segurar um objeto pequeno. Depois, quando a criança dominar a técnica, a pinça será trocada pelo lápis.
Os pequenos desenvolvem esse controle por meio da prática. Quanto antes a criança tiver contato com o lápis e começar os rabiscos, mais apta ela estará no movimento adequado que ela precisa para utilizar o lápis.
Aprenda uma atividade de movimento da pinça aqui.
Se forem respeitados os momentos de aprendizagem da criança, é possível acompanhar um aprendizado fluido e extremamente alegre da criança. É realmente impressionante ver os pequenos usarem a inteligência e aprenderem a ler e a escrever.
Comments