top of page
  • Foto do escritorEscola Montessoriana

05 Curiosidades sobre o Método Montessori que você precisa saber.



Sabemos que o Método Montessori é uma perspectiva educacional desenvolvida por Maria Montessori e que foca no desenvolvimento da autonomia da criança. O que nem todos sabem, porém, é que dentro da metodologia existem formas diferentes de trabalho para que a criança exercite aspectos cognitivos, sociais, emocionais e físicos.


E é justamente dentro desses aspectos que se encontram curiosidades educacionais únicas e interessantes sobre o Método. Vamos conhecer?


1. Usamos a música para ensinar


Sim! A música é uma excelente maneira de educar. E ela pode ser utilizada desde a primeira infância por meio de "associações musicais". Isso significa criar associações mentais positivas durante o dia. Assim, se você sempre colocar uma música alegre pela manhã, existe muitas chances da criança associar a música ao momento de despertar e, assim, acordar disposta e animada.

Além disso, na Montessoriana Escola Infantil, sempre que possível, incorporamos os estímulos sonoros nas atividades para que a criança aprenda a importância de sentir e expressar esses sentimentos. Com a ajuda da música, a criança aprende a nomear os sentimentos e a externá-los e, assim, desenvolver inteligência emocional para lidar com tudo que existe dentro dela.


Quer conhecer mais sobre nossas aulas de música? Clique aqui!






2. Comemoramos os aniversários de uma forma diferente


Para Maria Montessori a festa de aniversário é um momento fundamental para que cada criança celebre sua história de vida. Por isso, além das tradicionais formas de celebração, ela concebeu um rito muito bonito para que a criança entre em contato com si mesma de forma a criar autoconsciência sobre sua vida e sua história.


No método, a criança divide um círculo em doze marcadores que representam os meses do ano e revive os eventos importantes de sua vida, celebrando e se permitindo sentir cada um deles. Pode ser a primeira vez que ela falou, o dia que conheceu seu melhor amigo, o primeiro dia na escola e, assim por diante, conforme ela considerar importante.


Para entender como fazer o passo a passo desse rito de aniversário, clique aqui!




3. Não damos lição de casa (pelo menos, não da forma tradicional)



A conhecida lição de casa é aquela atividade, separada em disciplinas que a criança leva para realizar em casa. Certo? Pois então, isso, a Montessoriana Escola Infantil não faz.

Não fazemos, porque acreditamos que a educação Montessori já é aplicada a todo momento.


Aqui, incentivamos o prazer de aprender com a Vida Prática, o que significa que qualquer atividade que a criança faça, se ela faz com liberdade de escolha, concentração e os valores montessorianos, ela está desenvolvendo suas potencialidades.


Ma é importante lembrar: Não somos contra a lição de casa, sabemos que podem ter muitos benefícios, mas acreditamos e incentivamos o aprendizado natural.





4. Trabalhamos o portfólio de aprendizagem da criança


O portfólio de aprendizagem é um material que reúne e organiza as áreas de conhecimento, atuando, assim como uma assinatura cognitiva da criança. O objetivo do portfólio é que ela tenha uma maior percepção da evolução do seu próprio desenvolvimento e se entenda como um sujeito integrado.


Além disso, o portfólio permite que a professora acompanhe uma faixa evolutiva do desenvolvimento da criança, obtendo dados importantes no processo avaliativo.


Quer conhecer mais sobre o portfólio de aprendizagem? Clique aqui.





5. Vemos as crianças como "pequenos cientistas"


Isso significa dizer que para o Método Montessoriano toda criança nasce exploradora do mundo e o papel do adulto é observar e estimular a curiosidade desses cientistas.


Na prática, é importante entender que nossos pequenos cientistas são naturalmente inclinados à investigação e é necessário criar espaço para que isso aconteça. Assim, quando ela está investigando, ela faz uma hipótese com base naquilo que ela observa, ela testa as hipóteses durante a realização de alguma atividade experimental e tira as conclusões a partir do que enxerga como resultado dos experimentos. E, assim, elas podem criar as próprias teorias e fazerem as próprias descobertas.


Por isso, ao respeitar a curiosidade e os momentos da criança, os pais estão também respeitando seus filhos e contribuindo para que eles desenvolvam todas as suas potencialidades.



E você? Já conhecia todas as 5 curiosidades? Comente abaixo qual você achou mais interessante.






496 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page